A principal característica de um projeto caseiro é ser simples e de baixo custo certo?
Bom, vou falar um pouco sobre alimentação de um Arduino. A voltagem que grande parte dos Arduinos usam para funcionar é 5v, e por isso acabou virando um padrão as placas de prototipação funcionarem com essa voltagem ou pelo menos terem uma entrada com um regulador de voltagem para reduzir a tensão.
Agora quando é necessário ligar o Arduino na tomada, o mais fácil é recorrer as famosas fontes de alimentação externas:
O único inconveniente é o tamanho, que dependendo do projeto, pode se tornar um impeditivo.
Eu cai nesse caso quando queria usar um arduino Pro Mini para atuar nos interruptores do meu apartamento junto com a minha central de automação… Bad Idea… Só o tamanho da fonte já era um limitador para continuar.
Ai vem sempre a parte mais legal do processo de criação, pensar em coisas simples para resolver problemas simples. Existe uma fonte de energia presente em quase todos os dispositivos e que fornece exatamente 5v, a porta USB. E a coisa mais comum de encontrar em qualquer casa hoje é uma fonte para carregar celulares com um conector desse tipo:
O mais legal de componentes que se popularizam tanto é que é muito fácil de encontrar e como vários lugares vendem o preço vai la embaixo. Eis que fui em uma loja e pedi 10 carregadores, paguei a bagatela de R$7,00 reais cada. Lembrando que uma fonte comum de tomada custaria em torno de R$35,00 cada.
Depois foi só abrir as fontes, jogar fora o case plástico, dessoldar o conector USB e soldar os fios para ligar no Arduino. Mais simples impossível.
A especificação promete entregar 1A, considerando ser um produto de baixa qualidade estamos falando de uma margem de 600ma segura para utilização, isso é suficiente para alimentar o Arduino com Relês, Leds, sensores e uma infinidade de possibilidades.
Detalhe importante, a fonte fornece exatos 5v, então a ligação deve ser feita direto na porta 5v do Arduino. A porta “VIN” possuí um regulador de voltagem, o que não é necessário já que temos a voltagem correta.
É isso, estou utilizando essas fontes em mais 3 projetos e por enquanto é a solução mais barata.
Muito bom o post e a sacada, Junqueira!! Fiquei interessado em saber mais sobre essa sua Central de Automação. Teve ou terá post sobre o assunto? 😉
Vai ter sim Lucas, tenho várias coisas pra postar, a automação é bem fácil de fazer usando raspberry e arduino.
Muito legal, Junqueira. Solução simples, barata e eficiente, show de bola! Também fiquei curioso em conhecer sua central de automação, vou aguardar os novos posts.
Desculpa pela burrice, mas de onde vem esses dois fios AC IN do arduino?
Esquece, já entendi rsrs
Opa, caso tenha ficado alguma dúvida, os 2 fios AC IN você liga na tomada, não importa o lado. o +5V e o GND você liga direto no Arduino. Cuidado para não ligar na porta VIN do Arduino que não vai funcionar, tem que ser direto no 5v